a massa - o que é preciso:
250 g farinha
1 pitada de sal
125 g manteiga sem sal (à temperatura ambiente) uso margarina
1 colher de sopa de água fria
1 ovo
a massa - o que fazer:
Misturar a farinha, o sal e a manteiga (robot cozinha, à mão, ...), deve ficar uma mistura arenosa, juntar a água e o ovo e misturar bem estes ingredientes. Colocar esta mistura numa tigela e amassar bem. Deixar repousar 30 min no frigorífico.
... apontamentos |
o recheio - o que é preciso:
15 g manteiga sem sal
1/2 colher de sopa de sumo de limão
65 g açúcar
1/2 colher de sopa de Calvados / Porto
3 a 4 maçãs
100 ml natas
1 ovo
açúcar de pasteleiro para enfeitar
a preparação:
Aquecer a manteiga, o sumo de limão, 15 g do açúcar até que a manteiga se derreta e o açúcar se dissolva. Retirar e adicionar o álcool (Calvados / Porto).
Estender a massa entre dois bocados de película aderente para não ter de usar farinha na bancada, e forrar uma tarteira com a sua massa. Pressionar as bordas da tarteira e altear um pouco a massa para que fique ligeiramente mais alta que as bordas. Com um garfo picar todo o fundo da tarteira para a massa poder respirar durante a cozedura, repousar 15 min no frigorífico.
Dispor as fatias de maçã na tarteira em círculo e ligeiramente sobrepostas. Pincelar as maçãs com o preparado de manteiga, açúcar e álcool e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 10 min.
Misturar as natas, os restantes 50 g de açúcar e o ovo. Após os 20 min de cozedura polvilhar as maçãs com uma colher de sopa de açúcar e verter o preparado de natas por cima delas. Assar por mais 15 min.
Após sair do forno, a tarte deverá arrefecer durante 1h antes de ser desenformada e poderá ser decorada com açúcar de pasteleiro por cima.
Sem comentários:
Enviar um comentário